Dicas Posts Recentes

Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas

Ar-condicionado desligando sozinho: entenda as causas

Função timer ativada

O aparelho pode estar configurado na função timer para desligar em um determinado horário ou em horários variados e o usuário, por desconhecer o funcionamento dessa função, pode achar que o equipamento está com problema.

Essa situação é possível de ser resolvida verificando no manual a forma de programar o aparelho para que ele não desligue mais em horários determinados ou resetando o ar-condicionado.

“Eu havia comprado meu ar-condicionado Samsung há pouco menos de mês e sem querer, mexendo no controle, programei ele para desligar. Fiquei uma semana achando que o aparelho estava dando defeito até que resolvi ler o manual. Por isso, agora indico, leiam o manual sempre”, relata a consumidora Roberta Prado, de Porto Alegre/RS.

Problemas com o controle remoto do ar-condicionado pode estar com defeito

Esse é um problema mais raro de ocorrer, mas não impossível. Pode ser que o controle remoto esteja emitindo sinais indevidos ao aparelho. Nesse caso deve-se retirar o controle remoto do ambiente em que o ar-condicionado está instalado, ou retirar as pilhas e observar se ele voltará a desligar sozinho. Se o aparelho funcionar normalmente sem desligar com o controle remoto em outro local, quer dizer que o problema está na comunicação entre o controle e o ar-condicionado, pode ser no próprio controle, no sensor infravermelho, ou até mesmo na placa receptora.

Erro EEPROM

O problema pode estar também na memória do aparelho e pode estar relacionado ao erro de EEPROM, que causa conflito entre o ar-condicionado e os seus comandos. Quando isso ocorre é preciso entrar em contato com uma assistência técnica autorizada da marca para que o código correto seja configurado na máquina.

Uso de transformador

O uso de transformadores não é indicado para ligar ar-condicionado. Porém, muitos aparelhos são instalados desta forma. Transformadores quando aquecem muito podem desligar por motivo de segurança.

Problemas com a unidade externa

Se o ar-condicionado desliga sozinho repentinamente, pode ser que o problema esteja relacionado a unidade condensadora. Nesse caso, deve-se verificar se o equipamento foi instalado em local com ventilação adequada, pois quando o local não possui ventilação, a capacidade de refrigeração pode ser comprometida e o equipamento pode superaquecer, travando e desligando.

Motivo técnico mais recorrente

Mas existe um motivo técnico mais recorrente. “Ele tem um motivo técnico para desligar sozinho, normalmente esse motivo é quando a máquina está sem gás. O compressor tem uma proteção térmica, que ele desliga três vezes, e na terceira vez ele desliga e precisa de reset para ser ligado novamente, daí ele desliga toda a máquina e só volta a ligar se alguém cortar a energia toda dele (reset) e religar a energia. Como se alguém estivesse desligando um disjuntor (vai lá tira da tomada e coloca outra vez), aí ele volta a ligar. Só que o defeito vai acontecer novamente, vão ter dias mais frios que não vai acontecer se ele estiver no limite, vão ter dias mais quentes que vai acontecer”, explica Charles Dorscheid, da empresa Clima Sinos de Novo Hamburgo/RS.

 

Fonte: WebArCondicionado.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!