Dicas Posts Recentes

Dormir com o ar-condicionado ligado: dicas para um bom sono e economia

Dormir com o ar-condicionado ligado: dicas para um bom sono e economia

Não basta deitar-se no colchão. Em temperaturas mais extremas, pegar no sono vira uma tarefa o tanto quanto difícil na falta do conforto térmico adequado. Nessas horas, o ar-condicionado se torna o salvador da pátria ao climatizar o ambiente e trazer a sensação da temperatura ideal para o corpo, nos ajudando a relaxar e finalmente dormir. Mesmo com essa solução em relação ao aparelho, muitas pessoas ainda questionam:

Dormir com o ar-condicionado ligado faz mal à saúde?
Isso não passa de um mito. Durante muito tempo algumas pessoas acreditavam que o aparelho em funcionamento durante a noite poderia comprometer a saúde dos usuários. Na verdade, tudo que você precisa fazer é seguir algumas dicas para utilizar o ar-condicionado da maneira correta ao dormir, como sugerimos abaixo.

Dicas para dormir com o ar-condicionado ligado
• Ajuste a temperatura ideal


Dormir com uma temperatura muito acima ou muito abaixo do ideal é um fator que pode sim influenciar na saúde. Portanto, é fundamental saber ajustar a temperatura do ar-condicionado. No caso do verão, a ideia deve ser manter o quarto confortável durante a noite, e não fazer nevar. Para os médicos, a temperatura ideal é aquela que você no máximo se cobre com um lençol para sentir aquela sensação gostosa de acolhimento.

De acordo com a ASBRAV (Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação), a recomendação é regular o ar condicionado em 23°C, tanto para o verão quanto para o inverno – muita gente não sabe, mas como o aparelho evita a troca de ar com o exterior, regula a temperatura ambiente também no inverno.

No caso de locais públicos, a Anvisa fornece uma orientação técnica específica em relação à climatização.

• Cuide o posicionamento do fluxo de ar


Sentir o vento do ar-condicionado direto no rosto não costuma ser bom para a maioria das pessoas, imagine então na hora que você mais precisa relaxar. Gelado ou quente, o fluxo de ar projetado direta e continuamente na cara não é legal. Por isso, a dica é evitar que isso aconteça, principalmente durante o sono.

Caso não haver como escapar do vento insistente, uma solução é regular as aletas do ar-condicionado, também chamadas de direcionadores de ar ou grelhas. Presentes em todos os equipamentos, a maioria dos splits conta com a função “air direction” localizada no controle remoto. Esse botão serve para alterar automaticamente a posição da aleta na evaporadora, sem precisar que o usuário faça isso manualmente. Para mudar a direção do vento clique na tecla quantas vezes forem necessárias, até a aleta atingir a posição desejada.

Outra funcionalidade presente nos modelos mais modernos é o botão “swing”. Quando ativado, ele faz com que as aletas fiquem em constante movimento, distribuindo de maneira uniforme o ar condicionado. Se o problema continuar, a melhor opção é instalar defletores no aparelho. Essas placas de acrílico colocadas abaixo das unidades direcionam o ar climatizado para cima, impedindo que seja jogado direto nos usuários e evitando o desconforto na utilização do aparelho.

• ATENÇÃO para as crianças


Bebês são muito sensíveis a climas bruscos, e isso deve ser cuidado principalmente ao utilizar o aparelho com os pequenos durante o sono. Além de ajustar a temperatura ideal e cuidar o direcionamento do fluxo de ar, é recomendado evitar de utilizar o ar-condicionado durante o período integral de noite, pois o aparelho funcionando durante o tempo inteiro pode fazer a criança ter problemas respiratórios.

Para manter o bebê sem riscos, o melhor é deixar o ar ligado por um tempo antes do banho e desligá-lo quando for fazer os procedimentos com a criança. Pode-se ligar novamente só depois que o filho já estiver com os cabelos bem secos.

 

 

Fonte: WebArCondicionado

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!